Powered By Blogger

sábado, 4 de abril de 2009

Deus Ex Machina


Cada vez que me lembro de como imaginávamos a 30 anos atrás como seria a tecnologia que usaríamos no nosso dia a dia quando chegássemos ao ano 2000 me impressiono como erramos feio (e de como erámos ingênuos). A imagem recorrente dos anos 2000 seria de viagems espaciais de rotina, carros voadores, esteiras rolantes nas calçadas, jatos hipersônicos, robôs domésticos, videfones, coisas assim. Muitas dessas fantasias envonviam o modo de como nos deslocaríamos no espaço físico. Bom, chegando ao ano 2000 vemos que na verdade o modo como nos deslocamos não mudou muito desde 1970. Carros e aviões avançaram muito tecnologicamente, mas basicamente eles nos levam aos lugares com a mesma velocidade e ainda são conceitualmente os memos. Da mesma forma viagems espaciais ainda são arriscadas e nem a lua animamos mais a voltar. Os robôs não frequentam nossa casa e, francamente, quem já pensou em comprar um videofone?
Prevemos tudo errado! Todas essas fantasias ficaram (pelo menos até agora) nos filmes, gibis e desenhos dos Jetsons. E ninguem previu isso aqui, o que foi a grande revolução tecnológica do final do séulo 20, e que ainda vai mudar muito certamente, que é a tecnologia da transmissão digital de informação, que tratamos pelo nome de internet. Será que ninguem a previu? Bom, aguem deve ter pensado nisso certamente. E eu sei de um. Mesmo sendo uma previsão "periférica", esse cara pensou e escreveu.
Em 1979 foi publicado livro chamado "The Fountains of Paradise". A idéia principal do livro seria um elevador estelar que levaria as pessoas e cargas às estações orbitais, isso em um distante século XXII. Bom, o engenheiro-chefe desse projeto recebia diariamente por meio de uma tela todas notícias que lhe interessavam, selecionadas de acordo com seus interesses pessoais. Familiar, não? Isso é um detalhe do livro todo (excelente, por sinal), mas foi talvez uma das previsões mais acertadas de Sir Arthur C. Clarke até agora.
O que o futuro nos reservará?

2 comentários:

  1. Realmente, a internet é de impressionar, talvez tenha sido o invento mais revolucionário da atualidade...carros voadores que nada, deixa isso pros desenhos animados!

    ResponderExcluir
  2. Oi Helena obrigado pelo prestígio.
    O mais legal 'q que a internete chegou devagarzinho, como uma coisa apenas acadêmica, e derepente invadiu a vida de todos, e ninguem previa tal fenômeno!

    ResponderExcluir